Sobre o Setembro Amarelo
Desafio
Compreender que o comportamento suicida é um problema de saúde publica. As idealizações suicidas caracterizam-se por pensamentos de morte e podem ser acompanhadas de planos estruturados ou não, sendo assim uma situação que requer intervenção da saúde imediata.
Os fatores que estão por trás do ato suicida são múltiplos e multifacetados, envolvem uma interação única de fatores biológicos, psicossociais e culturais para cada pessoa. O suicídio não é um ato que acontece num vácuo, é a consequência final de um todo.
Para isso se faz necessário um acompanhamento por meio de programas de prevenção e tratamentos adequados.
Epidemiologia
No mundo cerca de 800 mil casos de suicídio acontecem por ano. A taxa é maior para os homens com mais de 70 anos de idade. Em segundo lugar se encontra os jovens de 15 a 29 anos. A maior proporção de casos ocorreu em solteiros, viúvos e divorciados, com proporção semelhante entre os sexos.
Como Ajudar
O primeiro passo deve ser o encaminhamento ao psicólogo que irá realizar os devidos tratamentos. Outra opção é o Centro de Proteção a Vida (CVV) que faz o trabalho de escuta ativa, auxiliando emocionalmente esse público, ligue 188.